top of page

Azia: uma vilã na gestação...

  • Pâmela Prux
  • 24 de out. de 2014
  • 2 min de leitura

Olá minhas lindas!!

Hoje vou abordar um assunto que maltrata muuuuuitas gravidinhas por aí: Azia!

Comigo não foi muito diferente, das 4 gestações tive muuuuuuuuuuita azia em 2, e de forma mais suave nas outras 2. Na gestação número 2, do João Cézar, cheguei a ter uma inflamação no esôfago, e posso garantir que é muito, mas muito ruim mesmo!

Na época minha médica receitou alguns medicamentos, mas o que resolveu de verdade foi Mylanta Plus, meu queridinho...rsrsrsrs...acabei tomando ele também na última gravidez pois conforme conta a lenda quando temos azia é porque a criança é cabeludinha e meu filho Guilherme tinha muito cabelo!!

Mesmo assim, antes de partir pra qualquer medicamento recomendo tentar alguns truques mais naturais, como levar sempre consigo um potinho com talos de cenoura prontos para consumo. Essa tática só aprendi na última gestação, mas funcionou bem levando em consideração que tive azia durante 7 dos 9 meses e tomei apenas um frasco de Mylanta Plus já no finalzinho...

Segue abaixo uma explicação mais completa e profissional:

"A queimação no estômago é uma sensação que incomoda muitas gestantes. Apesar de a azia ser comum durante a gravidez, vale a pena tomar alguns cuidados para evitar esse desconforto.

Em primeiro lugar, é preciso entender por que a azia aparecer durante a gestação, mesmo em mulheres que nunca sofreram com isso. Ela é causada pelas mudanças hormonais e do corpo. Como o útero ocupa cada vez mais espaço, o estômago e o intestino ficam pressionados e a digestão vai ficando cada vez mais lenta. Então, formam-se gases e, com o estômago pressionado, a comida sobe de volta ao esôfago.

Outro motivo é o aumento de progesterona no corpo durante a gestação. Esse hormônio causa o relaxamento da válvula que separa o estômago do esôfago e, conseqüentemente, os ácidos gástricos sobem para o esôfago dando a sensação desagradável de ardência no peito e na garganta, assim como o gosto ácido na boca.

Para amenizar a sensação de queimação é preciso ajustar a alimentação. O primeiro passo é cortar do cardápio alimentos pesados, com muitos condimentos, gordurosos e fritos, especialmente à noite. Evite também chocolate, café, frutas cítricas, tomate, vinagre e bebidas alcoólicas e gaseificadas. Para evitar o refluxo e ajudar a digestão, faça várias refeições pequenas e freqüentes durante o dia, coma devagar mastigando bem os alimentos e não beba muito líquido nas refeições.

Outro cuidado que pode ajudar a aliviar os sintomas é evitar deitar durante pelo menos uma hora após as refeições. Procure elevar a cabeceira da cama usando almofadas e travesseiros. Dormir em uma posição quase sentada, com a cabeça levantada, ajuda a manter os ácidos no estômago.

Também é importante controlar o seu peso e usar roupas largas e confortáveis, que não apertem a cintura e o estômago. Se esses cuidados não ajudarem a aliviar a azia, procure um médico. Ele poderá avaliar melhor seu estado e, se necessário, receitar o uso de um antiácido". Diz, Paula R. F. Dabus

Bem Lindinhas...por ora é isso, como de costume deixo alguns links para aprofundamento no assunto!

Beijos!!

 
 
 

Comentários


bottom of page