Gravidez - Segundo Trimestre...
- Pâmela Prux
- 24 de nov. de 2014
- 5 min de leitura
Olá minhas lindas!!
Hoje vamos dar continuidade aos posts dos trimestres da gestação.
Falaremos sobre o segundo trimestre e todas as mudanças que provoca na mamãe e a evolução do bebê.

Esse costuma ser o trimestre mais tranquilo, a mulher passa a se sentir mais disposta e o mal estar em algumas desaparece em outras ameniza muito. Se não fosse a barriga dar sinais de que acolhe um novo membro da família nem se notaria diferença no seu jeito de ser.
Durante o segundo trimestre, que engloba a 14ª até a 26º semana de gestação, os sintomas mais comuns são os citados a seguir, embora todos os sintomas relativos à gravidez possam acompanhar todo o período gestacional.
Vontade de urinar
Aumenta a vontade de urinar devido à pressão do útero sobre a bexiga. Nessa fase vá ao banheiro sempre que sentir necessidade, pois reter a urina aumenta o risco de infecção urinária.
Aumento da sensação de fome
Nessa fase é normal sentir fome o tempo todo e ter sempre à mão opções saudáveis e pouco calóricas é uma forma de driblar essa sensação sem engordar demais.
Desconforto abdominal
À medida que o bebê cresce, os músculos da barriga distendem, podendo causar dor e sensação de peso. Para melhorar o bem-estar, repouse e use uma cinta adequada para suportar o peso da barriga.
Congestão nasal
As alterações hormonais e o aumento do volume de sangue podem causar a sensação de nariz entupido. Use para aliviar uma solução salina ou mesmo o soro fisiológico nas narinas.
Calor e transpiração
A temperatura corporal da grávida é superior ao normal. Para contornar a sensação de calor prefira roupas leves e beba líquido em abundância. Muita água hein meninas!! (O ideal é cerca de 4 litros por dia!)
Alteração no centro da gravidade
O maior volume e peso abdominal podem causar algum desequilíbrio. Use calçados confortáveis evite esforços e repouse, procure levantar as pernas pelo menos trinta minutos 3 vezes durante o dia, isso ajuda a prevenir varizes e melhorar a circulação. Procurar manter a postura correta é uma forma de prevenir dores musculares.
DICA: Aproveite a melhora do mal estar geral e procure atividade física adequada para seu estado. Pilates é uma excelente alternativa!
Mas... e o desenvolvimento do bebê??

14 Semanas de Gravidez: Nessa semana o bebê já tem papilas gustativas e seus órgãos internos praticamente formados, com todas as estruturas principais. Nessa fase o bebê se mexe, já é capaz de fazer caretas e até mesmo chupar o dedo. Nessa fase as mamães sentem muita fome, mas é bom tomar cuidado para não engordar demais.
15 semanas de Gravidez: Nessa semana o bebê já possui cerca de 10 centímetros e 50 gramas. Ele também é capaz de perceber alterações de luz no ambiente, apesar de seus olhinhos ainda estarem bem fechados. Se você tem curiosidade sobre o sexo do bebê, a partir dessa semana já é possível saber.
16 Semanas de Gravidez: Na décima sexta semana o bebê já pesa cerca de 80 gramas. Os ossos continuam a se formar e os sistemas circulatório e urinário estão terminando de se formar.
17 Semanas de Gravidez: Nessa fase o bebê já tem cerca de 12 centímetros e se movimenta bastante. Ele também começa a ganhar gordura para preservar a temperatura. Nessa fase já é possível começar a sentir os movimentos do bebê: mas calma, se você não começou a sentir não precisa se desesperar.
18 Semanas de Gravidez: Agora o bebê já tem cerca de 14 centímetros e pesa 150 gramas. O órgãos genitais estão bem mais visíveis, então se nos ultrassons anteriores vocês não conseguiram saber se o bebê é menino ou menina, a partir dessa semana será bem mais fácil.
Agora que o bebê está esticando, mamãe, atenção redobrada na hidratação da pele: não esqueça de ingerir muito líquido e usar (e abusar) de loções hidratantes. Aliás, confira com o seu obstetra as opções de hidratantes para gestantes.
19 Semanas de Gravidez: A partir dessa semana a mielina começa a se formar, o que garante a transmissão de impulsos elétricos entre os neurônios. A partir dessa semana podem ocorrer contrações fora de horas e é bom se informar sobre os diferentes tipos de contração e manter a dieta equilibrada.
20 Semanas de Gravidez: Nessa semana o seu bebê já deve ter em média 260 gramas e 16 centímetros. Nessa fase o organismo da mamãe começa a se preparar para o parto: a pele do bebê fica coberta por uma substância oleosa chamada “vernix caseosa”. Nessa fase também é comum a mamãe começar a produzir o colostro, o leite das primeiras mamadas do bebê.
21 Semanas de Gravidez: Nessa fase o seu bebê, além de ganhar peso e tamanho, começa a desenvolver o intestino grosso e o sistema digestivo já está funcionando muito bem.
22 Semanas de Gravidez: Seu bebê já tem a feição completamente formada: lábios, sobrancelhas e pálpebras. A pele ainda está enrugada, então não se assuste de ver um “joelhinho” nos ultrassons.
23 Semanas de Gravidez: Nessa fase o bebê já consegue ouvir muito melhor e consegue distinguir alguns tipos de som, principalmente os mais graves. A barriga pode crescer bastante nessa fase, portanto, atenção redobrada na hidratação.
24 Semanas de Gravidez: Seu bebê já tem cerca de 21 centímetros, mas tem menos de 500 gramas. Nas próximas semanas seu bebê vai ganhar mais peso. Lembre-se que até o final da gestação seu filho pode chegar aos 3 quilos, portanto as próximas semanas serão de crescimento acelerado. Nessa semana os pulmões começam a produzir uma substância que “amadurece” aos alvéolos pulmonares, para que quando chegar o momento do parto o bebê consiga respirar. Seu quadril também começa a alargar.
25 Semanas de Gravidez: Nessa fase acontecem as chamadas mudanças de humor repentinas, o que é absolutamente normal pois o organismo da mãe, pois os hormônios estão em ritmo bem acelerado. O seu bebê também já tem cabelos com cor bem definida.
26 Semanas de Gravidez: Nessa semana seu filho já está com cerca de 1 quilo e cada vez mais esperto. Sua audição está ficando cada vez melhor e ele consegue identificar até as batidas do seu coração. Aliás sempre que você senti-lo muito agitado, você pode cantar uma música de ninar para acalmá-lo. Aliás, o seu barrigão lindo de grávida também deve estar crescendo mais.
É isso aí...muitas mudanças e transformações, sensações e desejos, sentimentos e dúvidas... Estar grávida requer um pouco de equilíbrio emocional não só da mamãe, mas também do papai e das pessoas à sua volta para entender e, principalmente, ter paciência com essa fase.
No link abaixo vocês vão encontrar uma matéria bem completa sobre tudo o que deve providenciar e pensar durante esse trimestre:
Espero que tenham gostado!!
Qualquer dúvida deixe seu comentário...
Beijinhos!! ♥♥♥♥
Comentários