7 Semanas de Gravidez - Do 43º ao 49º dia
- Pâmela Prux
- 21 de out. de 2015
- 2 min de leitura
Olá meus amores!
Depois de fazer a transição do Blog, que tomou bastante meu tempo já que sou eu que faço tudo (é...dou uma de ‘web design’ também...kkkk...mas só o basicão pra não ter que pagar alguém mais inteligente que eu pra isso!) vou retomar as postagens, na verdade quero muito dar uma continuidade bacana e progressiva porque sei que tem muitas gravidinhas aí esperando por estas dicas. Então mãos à obra!
Hoje vou falar com vocês um pouco sobre a 7ª semana, sei que estou um pouco atrasada e peço milhões de desculpas, prometo a partir de hoje tentar manter a ordem por aqui.
O que está acontecendo com...
...o bebê
Nesta semana há um crescimento rápido do embrião, que ao fim dela pode chegar a 13 mm e pode pesar 0,8 g, quase do tamanho de uma uva! É um feijãozinho que se mexe o tempo todo e que pula para lá e para cá!!
A placenta já está pronta porém o cordão umbilical ainda está se desenvolvendo. Seus pulmõezinhos, rins e órgão sexual interno estão quase formados e os olhos, orelhas e boca já são perceptíveis à ultrassonografia endovaginal. Seu pequeno coraçãozinho bate a 150 batimentos por minuto e já faz circular sangue pelo minúsculo corpinho. Os primeiros movimentos começam e apesar de poderem ser visto na ultra ainda não são sentidos pela mamãe.
Lembre-se, cada bebê se desenvolve no seu próprio ritmo mesmo dentro da barriga da mãe, meu intuito aqui é oferecer informações de forma ampla e generalizada.

...a mamãe
Você está em pleno primeiro trimestre, a fase em que muitas mulheres reclamam das dores e dos incômodos comuns da gravidez. Talvez esteja quase impossível manter alguma coisa no estômago, graças aos enjoos, e é provável que você esteja precisando fazer xixi com muito mais frequência que o normal já que seu útero está crescendo e pressionando a bexiga, e os hormônios estão afetando o equilíbrio dos líquidos do corpo. Mas não se preocupe, tudo isso costuma ir melhorando conforme a gestação avança!!
As sutis mudanças no corpo da mulher ainda não são muito percebidas pelas outras pessoas e nesse momento ocorre o fechamento da passagem do colo do útero que só tornará a abrir na hora do parto.
Dica da Pam: Se você tiver prisão de ventre e for muito acentuada beba muita água, tome muitos líquidos e coma alimentos, principalmente frutas, ricos em fibras.

Exames extras
Dependendo da idade e saúde materna e do histórico familiar do casal, existem exames específicos que servem para descobrir se há algum risco de o bebê nascer com problema genético ou congênito. Converse com seu médico e verifique se são necessários para você.
Espero que tenham gostado!!
Beijos e até o proximo!
Comentários