top of page

8 Semanas de Gravidez - Do 50º ao 56º dia

  • Pâmela Prux
  • 12 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

O que está acontecendo com...


...o bebê

A pequena cauda que o bebê tinha está desaparecendo, e tantas mudanças já aconteceram que ele não é mais um embrião, mas oficialmente um feto. A partir dessa semana haverá um rápido crescimento e ao final dela o feto poderá chegar a medir 20mm e pesar 3g. Este estágio é importantíssimo, porque é nele que os órgãos do bebê estão se formando. Na verdade, as partes mais importantes já estão formadas, mas ainda não funcionam, pois ainda crescerão e ficarão mais especializadas. Os braços cresceram e as mãos estão flexionadas nos pulsos, e se juntam sobre o coração, já é possível ver os dedinhos. As pernas estão ficando mais compridas e os pés podem ser longos o suficiente para se juntar na frente do corpo. Nesta semana o médico poderá realizar uma ultrassonografia, para confirmar se o bebê está realmente no útero, e se são gêmeos ou não. No caso dos menininhos, o pênis começa a aparecer mas ainda é quase impossível, pelo exame de ultrassom, determinar se você está esperando um menino ou uma menina. Alguns laboratórios oferecem, no entanto, um exame de sangue que determina o sexo fetal a partir de 8 semanas de gestação, detectando a presença ou ausência de cromossomos Y no sangue da mãe. Esse tipo de exame não costuma ser coberto pelos planos de saúde e não oferece 100% de certeza, então se a família estiver com orçamento reduzido vale a pena esperar mais algumas semanas para ver pelo ultrassom.



...a Mamãe

Até essa semana a mamãe provavelmente ainda não começou a ganhar peso, ao contrário, se os enjoos forem constantes é possível que ela tenha perdido alguns kilinhos. Porém, suas roupas podem começar a incomodar na região da cintura e seios. É aconselhável não esperar para comprar sutiãs com maior sustentação, pois com o aumento do peso dos seios devido à expansão dos dutos por onde o leite passará podem causar flacidez.


É super comum também a mulher apresentar leve anemia até o início do terceiro trimestre, e por isso é normal os médicos prescreverem suplementação de ferro nessa fase.

Fontes: Baby Center, Guia do Bebê e Tua Saúde.

 
 
 

Comentários


bottom of page